Diagnóstico de desempenho na prática
O diagnóstico de desempenho é utilizado para determinar a condição física atual e constitui a base de qualquer intervenção de treino bem sucedida. Os testes podem ser utilizados para definir objectivos e monitorizar o processo de treino. Os testes intermédios (retestes) podem ser utilizados para tirar conclusões úteis sobre o planeamento e controlo do treino atual e, se necessário, podem ser feitas adaptações. Com o diagnóstico de desempenho, posso não só monitorizar melhor o progresso do treino, mas também a saúde do atleta. Por exemplo, os testes regulares são úteis para reconhecer rapidamente os sinais de sobretreino.
Esta unidade aborda os testes práticos comuns para analisar o estado atual do desempenho. É feita uma distinção entre testes motores desportivos, procedimentos de teste baseados em equipamento e aptidão física.
São focados os fundamentos teóricos, bem como as vantagens e desvantagens dos vários testes. Os critérios definidos para os procedimentos de teste normalizados são explicados com vista à sua aplicação prática. Além disso, é dada uma visão geral das possibilidades de aplicação específicas para cada desporto e grupo-alvo.