Formação específica para o desporto
O sucesso no desporto, seja ele de competição ou amador, exige um treino de preparação e de equalização específico para cada desporto. Isto é essencial para melhorar o desempenho. O treino específico para o desporto deve também compensar eventuais desequilíbrios e problemas de sobrecarga.
O treino específico do desporto envolve, portanto, treino de força, resistência, coordenação, velocidade e flexibilidade, que é especialmente adaptado ao respetivo desporto. Nos desportos de competição, é igualmente importante integrar no treino as condições de pressão existentes (pressão do tempo, pressão das expectativas, etc.).
Para treinar especificamente, a análise do tipo de desporto ajuda o treinador a criar um perfil de exigência e de carga para o desporto, que também determina a condição-alvo do atleta. Para que seja possível realizar um treino específico para o desporto com base na análise das necessidades, este deve ser altamente especificado , individualizado e diferenciado.
No entanto, em princípio, os estímulos de treino não específicos também podem ter uma influência positiva nas capacidades específicas do desporto. A especificidade desportiva de um programa de treino depende, portanto, de vários factores. A transferência desempenha aqui um papel importante. Nesta unidade, os participantes do curso aprendem como podem criar treinos específicos para diferentes desportos com base na análise do tipo de desporto, também sob a influência de condições de pressão.