Planeamento e organização da formação
A organização do desenvolvimento do desempenho a longo prazo (planeamento do treino) é uma das actividades centrais do treinador de corrida. Dependendo do objetivo individual do respetivo atleta, deve ser tida em conta uma variedade de factores para otimizar o planeamento de uma perspetiva fisiológica e psicológica. Dependendo do nível de desempenho, (outra) atividade profissional, base (genética), motivação individual, restrições de tempo e circunstâncias externas, os desafios para a conceção de um plano de treino eficaz variam enormemente.
Qualquer pessoa que já tenha elaborado um plano de treino para uma competição ou outro objetivo desportivo sabe como o assunto é complexo. Muitos corredores não se apercebem da importância de um plano de treino correto para o sucesso numa competição. Não importa se o objetivo é correr uma meia maratona, uma maratona ou mesmo uma ultramaratona. Mesmo nestas distâncias extremas, segundos cruciais, ou mesmo minutos, podem ser reduzidos com um planeamento de treino correto.
Para otimizar o planeamento, é necessário ter em conta muitos factores diferentes, tanto do ponto de vista fisiológico como psicológico.
Neste tema, os nossos jovens treinadores de corrida vão analisar mais de perto o planeamento do treino, focando em particular os seguintes pontos:
- Quais são os factores a ter em conta na planificação do treino?
- Como otimizar o aumento do desempenho?
- Como aumentar a motivação do atleta?
É necessário ter em conta não só o percurso e o estilo de corrida dos seus futuros clientes, mas também outros factores. Os pontos que devem ser considerados ao conceber um plano de treino ideal são os objectivos do atleta, o seu nível atual de desempenho, o equipamento e a infraestrutura de treino disponíveis, bem como o tempo e as condições locais. Ao definir objectivos, é importante estabelecer metas realistas e exequíveis que motivem o atleta e o ajudem a desenvolver-se mais.
Todos os corredores são diferentes. Não só em termos do seu nível inicial, mas também em termos dos seus objectivos e treino. Para cumprir os respectivos requisitos, é importante que o treinador de corrida conheça as necessidades do seu atleta. Só assim é possível criar um plano de treino que realmente aumente a motivação e conduza aos objectivos desejados.