Melhorar as funções cognitivas (biohacking)
O desempenho mental não é uma coincidência: o foco, a concentração e a memória podem ser desenvolvidos de forma direcionada - se compreender como o cérebro funciona. Nesta disciplina, aprenderá quais são os factores biológicos e psicológicos que influenciam o desempenho cognitivo e como obter estratégias práticas para a vida quotidiana e para o treino.
Terá uma introdução clara à neuroplasticidade e compreenderá o que mantém o cérebro adaptável e capaz de aprender. Com base nisto, aprenderá métodos comprovados para melhorar a atenção e a aprendizagem, por exemplo, chunking, repetição espaçada e rotinas simples de concentração com uma estrutura de temporizador. Também trabalhará com exercícios de atenção plena que podem apoiar a clareza mental e a capacidade de concentração.
Outro foco é a influência do corpo e do sistema nervoso no desempenho mental: reconhecerá como a respiração, a meditação e o movimento podem influenciar o desempenho mental - por exemplo, através da regulação do stress, da ativação e da capacidade de recuperação. Isto ensina-o a olhar para a concentração não apenas "mentalmente", mas de forma holística.
Também terá um olhar crítico sobre os nootrópicos: o que é realista, o que é marketing, e quais são os limites e riscos no contexto do coaching? O objetivo é avaliar as estratégias mentais de uma forma baseada em provas e apoiar os clientes de forma responsável.
No final, terá uma base científica e ferramentas práticas para reforçar a clareza mental e a capacidade de aprendizagem de uma forma direcionada.